Picão Preto: Te deixa jovem, cheia de saúde e energia sexual
Estamos sempre na procura por formas mais eficazes e naturais de tratar a pele, seja para cuidar da oleosidade ou sinais de envelhecimento. E o Picão preto (Bidens pilosa) é mais um componente natural que pesquisas científicas recentes atestaram ter vantagens sobre outros para tratar e rejuvenescer a pele. Confira neste artigo, para que serve o creme de Bidens pilosa e como ele vai agir para deixar sua pele incrível.
A ciência tem buscado alternativas cada vez mais naturais para manter a beleza e a saúde da pele sem ingredientes agressivos para a saúde a longo prazo nem para a natureza. E a ciência tem descoberto que existem fontes de ativos naturais com excelentes resultados. Tornando possível um cuidado com a pele por um valor mais acessível.
Um exemplo disso é um certo "matinho" que cresce com facilidade em calçadas, cujas pequenas agulhas grudam na roupa: É o Picão Preto! Veremos a seguir como as partes aéreas desta planta comum podem ser tão eficazes para a pele.
Picão Preto (Bidens pilosa): O que é
O Picão Preto é, conforme mencionado antes, uma planta comum e considerada popularmente um matinho sem importância ou até mesmo inconveniente se você tem que tirar da roupa.
Na realidade, essa planta resistente tem grande valor medicinal para o tratamento de úlceras, doenças do fígado e até icterícia. Seu nome científico é Bidens pilosa e foi este o nome mais associado aos dermocosméticos.
E para a pele? O Picão Preto (Bidens pilosa9) serve para que?
A Bidens pilosa para a pele atua de maneira semelhante aos retinóides, que é um tipo de substância utilizada para renovação celular e síntese de colágeno.
No entanto, retinóides convencionais têm potencial irritativo para a pele, fato que pode resultar em condições piores para a derme, como descamação e ardência. Outro aspecto incômodo é a fotossensibilidade, que causa desconforto com a exposição à luz. Peles sensíveis geralmente não reagem bem ao uso contínuo de retinóides clássicos.
extrato flúido picão pretoEntão, como encontrar os aspectos positivos dos retinóides e reduzir os seus efeitos colaterais?
As pesquisas envolvendo Picão Preto para a pele justamente buscam alternativas que tragam qualidades iguais aos produtos sintéticos, mas excluam as desvantagens como os efeitos colaterais.
Existem estudos sobre a ação da Bidens pilosa no combate aos sinais de envelhecimento há anos e, de modo geral, pode-se afirmar que essa planta tem efeitos similares ao retinol. Veja só algumas das ações do Picão Preto para a pele:
- Atividade antioxidante
- Anti-inflamatória
- Estimulante de síntese de colágeno e elastina
Devido a estas características que mimetizam (ou “copiam”) o retinol, diz-se que o Picão Preto como dermocosmético tem atividade retinol-like, ou seja, age como o retinol, sendo considerado um bio-retinol.
Ações de Bidens pilosa para a pele
O Picão Preto age de diversas formas benéficas para a pele, podendo ser usado para:
- Rejuvenescimento da pele
- Diminuição de rugas
- Diminuição de flacidez
- Diminuição de manchas
- Melhora na textura da pele
- Alívio de oleosidade excessiva
E se você ainda ficou com dúvida sobre a eficácia do simples Picão Preto, saiba que o extrato da planta foi analisado fitoquimicamente pela UNESP de Botucatu e apresentou resultados promissores, sendo um projeto em parceria do professor Luiz Claudio Di Stasi, do Instituto de Biociências (IB), e uma empresa privada. Essa pesquisa também recebeu um prêmio no 20º Congresso Latino e Ibérico de Químicos Cosméticos!
Outras vantagens do Picão Preto
O Picão Preto é uma planta tão comum que é considerada também uma erva daninha, crescendo sem uma intervenção programada ou cuidadosa em lugares como canteiros ou pasto. É também uma herbácea resistente e de crescimento rápido, fazendo com que ela seja uma alternativa mais sustentável para a obtenção dos constituintes de dermocosméticos — pois evita a exploração de outras espécies.
E é sempre bom também cuidar do meio ambiente enquanto a gente cuida da nossa saúde!
Como usar Bidens pilosa para embelezar sua pele e cuidar de sua saúde?
É bem simples! Você pode usar o picão o como chá ou pode usar a forma mais concentrada, como tintura.
Para uso interno:
Extrato Hidroalcoólico de Picão Preto:
Deve ser tomado diluído em 200ml de água 20 gotas pela manhã e pela noite
Aprenda a fazer um creme caseiro de picão preto. E temos outras receitas de saúde e beleza que podem beneficiar a saúde e a beleza da sua pele! É só clicar aqui para ler mais.
Quem pode usar Bidens pilosa na pele?
Diferentemente do retinol convencional, o Picão Preto não favorece a irritação na pele. Portanto, peles sensíveis que também queiram aproveitar os benefícios de Bidens pilosa, como mais firmeza na pele, podem utilizar essa planta!
Quem já nota o surgimento de rugas ou quem deseja apostar nos cuidados preventivos agora tem outro aliado para deixar a pele mais firme e saudável. Acrescente o Picão Preto pra te ajudar na sua rotina de beleza
Farofa de Banana da Terra: O Toque Brasileiro Perfeito para a Ceia de Natal
Canapés de Salpicão e Suas Variações: Inove na Ceia de Natal
Bibliografia
http://crispetersen.blogspot.com/2014/11/ativo-dermatologico-extraido-do-picao.html
https://revistapesquisa.fapesp.br/beleza-retocada/
https://chemyunion.com/novidades/revinage-tratamento-no-envelhecimento-da-pele
https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/7935/pesquisador-descobre-acao-anti-rugas-em-erva-daninha/
https://www.threeshipsbeauty.com/blogs/news/about-bio-retinol-our-dream-creams-hero-ingredient
Comentários
Postar um comentário